Buscar
  • ricardo1145

Processo de produção dos vidros blindados

O vidro blindado é formado por 3 camadas

  1. Lâminas de vidro

  2. Filmes de adesão

  3. Lâmina(s) de policarbonato.


A composição do vidro blindado varia de acordo com níveis de proteção, que são definidos por normas específicas. No Brasil, a norma adotada é a ABNT NBR 15.000.


O processo de fabricação é dividido em etapas


  1. Corte do vidro

  2. Lapidação

  3. Serigarfia

  4. Queima da serigrafia

  5. Curvação dos vidros

  6. Corte do policarbonato

  7. Montagem (operação realizada em uma sala limpa, onde são posicionadas lâminas de vidro, filmes de adesão e lâminas de policarbonato)

  8. Autoclavagem

  9. Inspeção final e expedição


A aplicação de policarbonato possibilita a redução de peso e melhora da qualidade ótica do vidro blindado.

Já a dinâmica de contenção balística funciona da seguinte forma:

  1. O projétil atinge a lâmina de vidro na parte externa do veículo

  2. O vidro deforma o projétil, reduzindo sua capacidade de penetração

  3. O policarbonato absorve a energia do impacto, retém os estilhaços de vidro e evita que eles sejam projetados para dentro do veículo


Delaminação: um risco para a segurança


Resultado da fadiga dos filmes de adesão, a delaminação consiste na separação das camadas de proteção do vidro blindado, formando bolhas de ar que, dependendo da extensão, podem comprometer a resistência balística do material e, consequentemente, a segurança de quem está dentro do veículo.


Essas bolhas geralmente começam nas laterais do vidro e se tornam vulneráveis quando tomam cerca de 40% da área total da peça. A partir desse percentual, não há mais poder de blindagem e a visibilidade fica muito prejudicada.




Como evitar a delaminação do seu vidro blindado

  • Nunca aplique produtos a base solventes para a limpeza dos vidros blindados na parte interna do veículo. Use apenas um pano macio com detergente neutro.

  • Suportes para celulares ou GPS com ventosas devem ser evitados, pois além de mancharem o vidro, podem iniciar um processo de delaminação.

  • Evite ao máximo expor seu carro a altas temperaturas ou deixá-lo por muito tempo ao ar livre. Faça chuva ou sol, seja inverno ou verão, dê preferência sempre a estacionamentos cobertos ou fechados.

  • Ao fechar a porta do veículo, não bata com muita força. O impacto também pode provocar a delaminação dos vidros.

No final das contas, a melhor maneira de evitar delaminação no vidro blindado é comprando um produto de qualidade comprovada.


Garantia


Tendo em vista que os preços no mercado de vidros blindados não variam muito, na hora de comprar é fundamental analisar a garantia do produto, que pode variar de dois até dez anos.

Caso ocorra a delaminação do seu vidro dentro do período de garantia indicado pelo fornecedor, basta encaminhar seu veículo à 4tech para a execução do processo de troca.

O primeiro passo consiste no envio de fotos do vidro delaminado à fábrica para análise. Caso seja necessário, poderá ser exigida uma vistoria presencial por um representante para analisar o vidro.

Aprovada a garantia, um novo vidro deverá ser fabricado e enviado para que a 4Tech realize a reinstalação. O trâmite de todo o processo varia de acordo com a marca fornecedora do vidro em questão.



Quer saber mais? Fale com a gente!

(11) 2690 3335

8 visualizações
BLINDAGEM CERTIFICADA

A 4Tech oferece a confiança que você precisa.

ENCONTRE-NOS

Rua Adélia, 58 – Granja Viana - Cotia - SP
(11) 2690 3335

Tel: (11) 97196 6032

(11) 99904-9449 

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

© 2016 4Tech Blindagens